quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Os 5 animais mais espinhentos da Terra



Équidna
Esse mamífero australiano tem o tamanho de um coelho e suas costas completamente cobertas por espinhos. Seu nome científico é Tachyglossus aculeatus. Além de poder se curvar, formando uma verdadeira bola de espinhos, ela tem uma espécie de ferrão que injeta veneno, localizado nos seus pés. Elas têm cerca de 5mil espinhos!




Baiacu
O Baiacu (Diodon nichthemerus ) tem o corpo coberto por espinhos que, normalmente, ficam paralelos com o corpo do peixe, escondidos. Mas quando é ameaçado ele infla, revelando seus espinhos no momento em que o ar que é armazenado em seu estômago elástico faz com que ele tome o aspecto de uma esfera.
A título de curiosidade, como o estômago do baiacu virou uma espécie de mecanismo de defesa, a evolução fez com que o órgão não fosse mais o responsável pela digestão e sim o intestino, onde os alimentos são absorvidos.





Lagarto - Tatu

Seu nome científico é Cordylus cataphractu e eles vivem na África e em Madagascar. Eles usam seus espinhos de duas formas: a primeira é a sua cauda, usada para afastar predadores e a segunda é quando eles mordem a própria cauda, deixando apenas as partes espinhentas e duras expostas, fazendo com que seja mais difícil para que predadores tentem atacá-lo.




Peixe - Leão
Eles são muito bonitos, mas você não quer provocá-los! Ele tem 18 espinhos longos que funcionam como agulhas hipodérmicas, lançando veneno. Além disso, esses peixes são muito corajosos, enfrentando até mergulhadores que já sentiram como um encontro com eles pode ser doloroso.




Porco - Espinho
Os mais famosos animais espinhentos da lista, eles são conhecidos por seus longos e grossos espinhos, que são carregados, normalmente, abaixados nas suas costas. Quando o bicho é ameaçado, ele ergue seus espinhos, se tornando muito mais assustador. Além disso, a cauda do porco-espinho faz um barulho parecido com o chocalho de uma cascavel, que serve para assustar outros animais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário