quinta-feira, 28 de outubro de 2010

A cada três dias uma espécie nova é descoberta na Amazônia



A maior floresta tropical remanescente no mundo só tem melhorado a sua reputação em questão de biodiversidade: segundo um relatório do grupo de conservação WWF, a cada três dias, uma nova espécie foi descoberta na Amazônia – isso durante uma década.
O relatório foi lançado na conferência da ONU sobre Diversidade Biológica, no Japão. Representantes dos governos de todo o mundo estão reunidos para discutir novas metas para conter a perda de biodiversidade a nível mundial, na sequência do fracasso global para cumprir as metas estabelecidas para 2010.
O objetivo do relatório era fazer com que as pessoas se animassem com as maravilhas da Amazônia, e percebessem que ela merece ser um dos focos dos esforços de conservação.
A Amazônia é uma vasta região com mais de 6.700.000 quilômetros quadrados de 600 diferentes tipos de habitats terrestres e água doce que se estendem pelo Brasil, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela, Guiana, Suriname e Guiana Francesa.
Ela é também o lar de uma em cada dez espécies terrestres conhecidas no planeta, e muitas das quais não são encontradas em nenhum outro lugar da Terra.
Entre 1999 e 2009, os cientistas catalogaram mais de 1.200 novas espécies de plantas e animais na Amazônia, incluindo uma anaconda de quatro metros, um papagaio careca dos tons do arco-íris e um pequeno bagre vermelho cego.

Nenhum comentário:

Postar um comentário